Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

Solidariedade

Os professores do PPGAT participaram de bancas de conclusão de curso, nível mestrado e doutorado, nos seguintes programas de pós-graduação: Produção Vegetal (Universidade Federal do Espírito Santo), Agronomia (Universidade Federal de Goiás), Produção Vegetal (Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro), Fitotecnia (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Ciência Animal e Pastagens (Universidade de São Paulo).

Nucleação:

Nucleação

  • o PPGAT encontra-se apenas do no seu terceiro ano de existência, em nível de mestrado. Alguns docentes do Programa atuam ativamente em parceria com outros PPG, como o prof. Fábio Luiz Partelli, no PPG em Agronomia da Universidade Federal de Goiás e também em parceria com o IICT - Instituto de Investigação Científica Tropical (Portugal).
  • o prof. José Ricardo Macedo Pezzopane coordena importantes projetos na Embrapa Pecuária Sudeste, exercendo liderança na linha de pesquisa que envolve o silvipastoreio.

EGRESSOS
- até o momento, apenas 4 egressos foram contabilizados pelo PPGAT, sendo que desses, apenas dois referem-se ao ano de 2011. Um deles ingressou no Doutorado pela Universidade Federal de Lavras, constatando-se excelente desempenho acadêmico do mesmo no PPGAT. Três são professores em Instituições com as quais já possuíam vínculo.

Visibilidade:

Visibilidade

  • A página Web do Programa, implantada como um projeto institucional da PRPPG/UFES no início de 2012, atende a todos os requisitos sugeridos pela CAPES, fornecendo ao público interno (docentes, alunos e funcionários) e externo informações e procedimentos detalhados relativos ao PPGAT. A página contém informações sobre a coordenação, área de concentração e linha de pesquisa, estrutura curricular, regulamento interno do programa e da pós-graduação na UFES, horários, documentos, docentes, processo de seleção, infra-estrutura, contatos, convênios e links relacionados à Pós-Graduação.

  • Convém destacar o apoio que temos recebido de agências estaduais (como FAPES) e federais (como CAPES, CNPq e FINEP), conforme temos especificado na nossa página Web no item Outras Informações/Financiamentos e Parcerias.

Financiamentos e Parcerias:

Primeiramente é importante destacar todo o apoio que temos recebido de agências e órgãos estaduais (como FAPES) e federais (como CAPES, CNPq, FINEP, MEC e MCTI), bem como de empresas (como Fíbria, Fertilizantes Heringer e Defagro).

PROAP/CAPES: viabilizou durante todo o ano de 2011 a participação dos docentes do PPGAT em eventos científicos, as despesa com membros externos para as defesas de dissertação, cobriu idas a campo em trabalhos específicos de determinados discentes.
Além das bolsas CAPES/DS e CAPES/REUNI, foram aprovados 6 bolsas de Pós-Doutorado nos últimos dois anos, o que represento significativo contingente intelectual para o PPGAT.

Pró-Equipamentos/CAPES: por meio do Edital Pró-Equipamentos da CAPES, foi possível a aquisição de 135 mil reais em equipamentos essenciais para o funcionamento de alguns laboratórios do PPGAT, os quais, em sua quase totalidade, já se encontram em uso no programa.

CT-INFRA/FINEP: a aprovação de um projeto no Edital FINEP/CT-INFRA Novos Campi está possibilitando a construção de 3 novos laboratórios para o PPGAT: Hidráulica, Fitossanidade e Preparação de Amostras/Fitotecnia, e ainda um amplo espaço para alocar técnicos e estudantes na Fazenda Experimental do CEUNES.

CNPq: a aprovação de projetos no Edital Universal do CNPq e em Editais específicos tem possibilitado a manutenção de importantes pesquisas, além da concessão de bolsas de IC, Produtividade em Pesquisa, Mestrado.

FAPES: o papel desempenhado pela FAPES junto aos PPG tem sido determinante, seja pela concessão de bolsas de Mestrado e de IC e PIBIC Jr. (apoio decisivo à PG), seja pela aprovação de diversos projetos como o mais recente: Edital PRONEX, de apoio a grupos de excelência, no qual o PPGAT foi contemplado com cerca de 500 mil reais.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900