Intercâmbios institucionais

-Tem-se estabelecido com o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFES, localizado no Campus de Alegre, ES, a colaboração mútua envolvendo co-orientações e participação em bancas.
Alguns docentes do PPGPV têm desenvolvidos suas pesquisas na região norte do ES e estão utilizando a infra-estrutura Laboratorial do PPGAT/CEUNES. Essas ações ainda não são sistemáticas, mas já resultam em reflexos muito positivos na atuação dos dois programas, repercutindo, a longo prazo, no desenvolvimento do estado do Espírito Santo.

IICT - INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL – parceria estabelecida pelo docente Fábio Luiz Partelli com o objetivo de realizar pesquisas envolvendo aspectos fisiológicos do cafeeiro. Esta parceria já resultou em artigos científicos publicados em periódicos conceituados, de elevado fator de impacto.

  • EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE: o trabalho conjunto com esta Instituição desde 2009.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA/DEPARTAMENTO DE FITOPATOLOGIA: Participação do pesquisador Laércio Zambolim em projetos conjuntos, como o PROEX visando o fortalecimento de grupos de excelência aprovado junto à FAPES/ES, coordenado pelo docente Marcelo Barreto da Silva/PPGAT. Também são realizadas palestras e treinamentos na área de fitossanidade aos discentes de graduação e Pós-Graduação do CEUNES.

  • também em conjunto com a UFV, junto ao Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA AGRÍCOLA da UFV, o prof. Edney Leandro da Vitória, tem desenvolvido as seguintes atividades:
    -Projetos de Pesquisa sobre a Eficiência Energética e funcionamento de motores alimentados com óleo de pinhão manso. Há docentes e estudantes da UFV envolvidos e diversos teste são realizados no Lab. de Mecanização de Viçosa,
    -Aulas práticas da disciplina Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas do PPGAT/UFES são ministradas no Lab. de Mecanização de Viçosa.

  • COOPERATIVA DOS PRODUTORES AGROPECUÁRIOS DA BACIA DO CRICARÉ E PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS:
    Parceria que possibilitou a implantação provisória dos laboratórios de Análise de Solo e Folha, fitoquímica, microbiologia e cultura de tecidos vegetais para funcionamento de 2008 até setembro de 2011, e que ainda permanece de forma positiva com a prestação de serviços por parte do laboratório e com a maior visibilidade do Curso de Agronomia e do mestrado em Agricultura Tropical do CEUNES junto aos produtores rurais da região.

  • INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISA, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (INCAPER): Parceria formalizada pelo Convênio de Cooperação acadêmica, técnica e científica do ano de 2004 firmado entre a Universidade do Espírito Santo e o Instituto Capixaba de Pesquisa e extensão Rural, que foi aditivado em 2006 com a implantação do CEUNES estendendo esta cooperação. Este convênio tem possibilitado a realização de estágio, parcerias em projetos de pesquisa e participações em bancas de defesa de dissertação do PPGAT.

  • Caliman Agrícola S/A com o qual tem-se estabelecido parceria e resultado na realização de trabalho de dissertação do PPGAT, um projeto PNPD e universal do CNPq.

Reconhecimento de Diplomas
Na UFES os processos de reconhecimento dos diplomas de mestrado e de doutorado obtidos no exterior devem atender às especificações da Resolução 35/2004 do Conselho de Ensino e Pesquisa. Maiores detalhes estão fornecidos no site da PRPPG.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900