Integração com a graduação

Em primeiro lugar, convém observar que de acordo com o Art. 51. do Regulamento Geral da Pós-graduação da Universidade (RESOLUÇÃO Nº 11/2010 - CEPE), todos os docentes do quadro da UFES que atuam em Programas de Pós-graduação devem também participar do ensino de graduação ministrando aulas em disciplinas sob a responsabilidade do Departamento onde estiver lotado.
A atuação dos docentes na graduação e na pós-graduação tem sido uma prática que tem beneficiado bastante ambos os níveis de ensino. O PPGAT incentivou ações mútuas entre a Pós-Graduação e a Graduação com as atividades previstas para os bolsistas Reuni de Assistência ao Ensino e também de outros docentes não bolsistas. Um exemplo bem sucedido, executado pelo segundo ano, foi a participação de discentes do PPGAT auxiliando na avaliação do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFES, sempre acompanhados de um docente do programa, possibilitando aos Pós-Graduandos treinamento efetivo na qualificação de projetos de pesquisa em fase de conclusão.
O PPGAT possibilitou a atração de 6 Doutores em estágio Pós-Doutoral, os quais têm atuado em docência tanto na graduação quanto na Pós. Esses doutores permitem um proximidade ainda maior com os discentes de graduação, que os têm acompanhado a campo, laboratórios e nas diversas atividades de pesquisa.

Por outro lado, a participação de estudantes de IC em projetos conduzidos pelos pós-graduandos, desde o primeiro ano de funcionamento do PPGAT, facultando a estes o início da compreensão das etapas que compreendem a pesquisa científica e possibilitando a ambos o relacionamento científico e o crescimento mútuos. Em projetos que já têm resultados preliminares, a redação de resumos científicos a serem encaminhados a congressos e a redação de artigos científicos para periódicos têm possibilitado o treinamento de ambos quanto à linguagem, apresentação e divulgação científica.
Além disso, a infra-estrutura da Pós tem servido à melhoria na qualidade do ensino para a graduação, notadamente o funcionamento dos novos laboratórios do PPGAT.
Grandes benefícios têm sido proporcionados aos estudantes de graduação pelos palestrantes visitantes que vêm ministrar seminários na pós-graduação, os quais são abertos à comunidade acadêmica e cuja participação é amplamente incentivada.

Estágio de docência:

Estágio de Docência:
- O Estágio de docência é uma prática obrigatória no PPGAT, e seus resultados tem sido muito satisfatórios. Todavia, os bolsistas que recebem bolsas REUNI de Assistência ao Ensino, já se encontram desenvolvendo atividades acadêmicas com reflexos positivos na aprendizagem dos graduandos, especialmente devido à tutoria/monitoria realizada em disciplinas, docência em aulas suplementares de reforço e exercícios e participação nas aulas práticas. Esta participação tem também despertado maior interesse dos graduandos na pesquisa e em atividades extra-curriculares. Outro aspecto muito positivo, é que os futuros mestres tem se apresentado mais seguros e estimulados com a atividade docente, notadamente com a perspectiva de quando realizam concursos para docência, apresentarem bom desempenho na prova de aptidão didática, o que demonstra que o estágio de docência vem atingindo seu objetivo.

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