Laboratórios

Telefones dos Laboratórios do Prédio do PPGAT

Fitopatologia = (27) 3312 1676

Melhoramento de Plantas = (27) 3312 1697

LAGRO Análise do Solo = (27) 3312 1687

LAGRO Análise de Folhas e Árvores = (27) 3312 1738

Cultura de Tecidos = (27) 3312 1696

Irrigação Agrícola = (27) 3312 1685

Geomática = (27) 3312 1693

Fitorremediação = (27) 3312 1685

DESCRIÇÃO DOS LABORATÓRIOS

Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais

Área individual de 30 m2, que tem como objetivo realizar propagação vegetativa por cultura de tecidos., atendendo a projetos de pesquisa na área de propagação vegetal. Equipado com câmara de fluxo laminar horizontal, autoclave e lâmpadas além da vidraria e prateleiras para crescimento vegetativo.

Laboratório de Microbiologia

Área individual de 11 m2, destinado a análise microbiológica da água, solo e alimento, nele temos câmara de fluxo laminar vertical, capela de exaustão de gases, agitador magnético, agitador vortex, autoclave, banho maria, centrífuga, chapa aquecedora, estufa de secagem, estufa bacteriológica, estufa incubadora BOD, freezer vetical, geladeira duplex, microscópio binocular, bico de bunsen pra gás.

Laboratório de Fitoquímica

Área coletiva de 78 m2, que tem como objetivo realizar a extração de compostos vegetais e a avaliação de seu uso na agricultura. Para tal temos os equipamentos: agitador magnético macro com aquecimento, agitador mecânico, agitador vortex, aparelho de ponto de fusão, aparelho de secagem de Abderhalden, banho maria, banho seco termobloco com refrigeração, bomba de vácuo, câmara de luz ultravioleta, centrífuga, chapa aquecimento, dissolutor, espectrofotômetro UV-visível, estufa de fotoperíodo, evaporador rotativo com banho maria, extrator de óleo essencial de 2 litros, geladeira duplex, liquidificador e manta aquecedora.

Laboratório de Botânica

Equipado com 2 estufas de secagem de amostras de plantas, 20 prensas, 4 tesouras de poda alta (20m), 2 conjuntos de equipamento de escalada acrodendrologia), 20 tesouras de poda manual, biblioteca setorial composta por publicações que auxiliam na determinação taxonomica de plantas, 1 estufa bacteriológica para secagem de serrapilheira, 2 balanças semi-naliticas, 3 computadores ligados à rede mundial de computadores e ao Portal CAPES. Consta ainda coleção de esxicatas com plantas coletas em fragmentos florestas de restinga e mata de tabuleiro do norte do Espírito Santo, dispostos e 5 armários de aço.

Laboratório de Microscopia

Esse laboratório está instalado em sala de 60m2, climatizada por 3 condicionadores de ar. É composto 6 bancadas que apóiam o conjunto de 25 microscópios binoculares e 25 lupas. O laboratório é munido de vidrarias e reagentes necessários a execução de atividades didáticas e de pesquisa, atendendo aos mais diversos fins. Consta ainda no laboratório de 1 freeser, 1 geladeira, 4 armários para acondicionamento da microscopia, reagentes e vidrarias, 1 balança analítica, 1 balança semi-analítica, 1 microondas, 1 agitador magnético, 1 estufa de secagem.

Laboratório de Climatologia Agrícola/Geoprocessamento

Equipado com dois microcomputadores com software específico de geoprocessamento e programação de equipamentos meteorológicos e com acesso ao Portal de Periódicos CAPES, plotter, bancadas e armários para manuseio de equipamentos meteorológicos que dão suporte aos projetos de pesquisa. O laboratório possui os seguintes equipamentos: 2 dataloggers para coleta de dados; sensores de medição da temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do vento, termopares para medidas de temperatura do ar e solo

Estação Meteorológica

Estação meteorológica automática, vinculada ao INMET e gerenciada pelo CEUNES por meio de um acordo de cooperação, equipada com barômetro, anemômetro, pluviômetro, radiômetro, temômetro e sensor de umidade relativa. Coleta os dados a cada hora e transmite ao INMET que repassa ao CEUNES onde são disponibilizados pelo portal do Centro: http://www3.ceunes.ufes.br/estacao/index2.asp?estacao=A615

Laboratório de Informática

O CEUNES com ta atualmente com dois laboratórios de informática, ambos climatizados por condicionadores de ar tipo split, em espaço 80m2. Um deles é composto por 25 computadores de configuração Pentium 4, 1 Gb de memória Ram, Hd de 80 GB. Monitor LCD de 15 pol. Outro laboratório é composto igualmente por 25 computadores AMD Athlon, Processador 3.5, 1 Gb de memora Ram, HD 80. Monitores LCD 17 pol. Ambos os laboratórios apresentam controle de acesso lógico (conta de usuário), acesso à internet e ao Portal de Periódicos CAPES em todas as máquinas. Seu uso é destinado ao suporte das disciplinas da área de informática, assim como o acesso dos alunos à rede mundial de computadores.

Casa de Vegetação

Utilizada para as atividades de pesquisa e aulas práticas do curso de Agronomia, oferece um ambiente propício para o cultivo de espécies vegetais em condições semi-controladas. Possui área total 147 m2. O teto é de policarbonato transparente. As suas laterais são compostas por tela antiafídeos permitindo as trocas do ar quente com o meio externo devido às altas temperaturas da região. Possui sistema de irrigação automática por microaspersão possibilitando a subdivisão da casa de vegetação em dois setores distintos.

Laboratórios para fins de ensino e pesquisa em construção na área do Campus, como previsão de início de funcionamento em maio de 2009:

Laboratório de Fisiologia Vegetal

Com previsão de início de funcionamento em maio de 2009, O laboratório ja possui equipamentos para atender as disciplinas de graduação e da pós-graduação. Ocupa uma área de 60 m², climatizada por 3 condicionadores de ar tipo split, e equipado com 6 agitadores magnéticos com aquecimento, 1 armário para guarda vidros, 1 armário para guardar a microscopia, 1 autoclave microprocessada com secagem , 2 balanças eletrônicas, 1 balança eletrônica analítica, 4 bancadas para microscopia, 6 bico de bunsen, 1 bomba de vácuo e pressão, 1 capela de exaustão de gases, 1 computador pentium IV com periféricos, 1 data show, 6 cronômetros digitais, 2 dessecadores para vácuo completo, fundo e tampa com torneira, 2 dilatadores de água tipo pilsen, 6 desumidificadores, 1 estufa de secagem, 1 fichário de aço com 4 gavetas, 1 filtro cuno para destilador, 1 freezer vertical, 1 geladeira, 25 microscópios binoculares, 25 lupas, 2 paquímetros digitais, 2 phmetros, 1 luxmetro.

Laboratório de Física de Solos

Com previsão de início de funcionamento em maio de 2009, o laboratório possui 60 m2 e se encontra no prédio de laboratórios do DCSBA. O laboratório será apto para suporte às atividades didáticas e de pesquisa nas disciplinas de física e manejo e conservação do solo. O laboratório é equipado com os seguintes equipamentos: balança analítica (2), balança semi-analítica (2), dispersor de solo (4), agitador de peneira tipo Yoder, estufa de secagem (1), agitador de peneiras, penetrômetro de impacto, pentrógrafo SoloTrack, permeametro de carga constante tipo guelph, amostrador de solo, amostrador de solo tipo uhland, medidor eletrônico de compactação do solo, sistema TRIME de medição em campo com sonda inteligente (TDR) e outros.

Laboratório de Biotecnologia

O laboratório de Biotecnologia do CEUNES foi constituido para abranger três áreas do conhecimento: microbiologia básica, genética e bioquímica. Estas áreas se complementam e, em conjunto, formam o escopo do que se convenciona chamar de Biotecnologia. O laboratório é equipado com capela de fluxo laminar, termociclador, estufas de secagem e esterilização, além da estufa de cultivo, balanças analíticas e semi-analíticas, banhomaria, microscópios ópticos e estereoscópicos, transiluminador com sistema de captação de imagem e digitalização da mesma, entre outros. Esses equipamentos permitem o desenvolvimento de aulas práticas essênciais para o aprendizado de procedimentos microbiológicos, bioquímicos e moleculares tais como: cultura de microorganismos, cultura de células, metodologias de análise de DNA baseados em PCR (Polymerase chain reaction) e metodologias de análise de DNA baseados em análises de restrição.

O CEUNES ainda possui outros laboratórios disponíveis que poderão funcionar como auxiliares no desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino e a pesquisa: Laboratório de Química Analítica, Laboratório de Química Orgânica, Laboratório de Química Geral, Laboratório de Máquinas e Motores Agrícolas e Laboratório de Física.

Além dos laboratórios citados acima, o PPGAT tem acesso aos seguintes Laboratórios Multiusuário de Pesquisa:

Laboratório de Cromatografia

Este laboratório está equipado com um HPLC, que foi adquirido com recursos do CNPq e um CG-MS, adquirido com recursos do REUNI específicos para a Pós-Graduação, os quais tornam possíveis a determinação de diversos compostos de interesse na agropecuárias, mas também serve aos PPG em Biodiversidade Tropical e principalmente ao PPG em Energia. As pesquisas do PPGAT que tratam de biorremediação do solo e também fitoquímica e bioatividade são aquelas com maior destaque.

Laboratório de Análise do Solo e de Folhas

Totalmente equipado para realização de análises químicas de solo e folha, dotado de Absorção Atômica e também de um Infra-Vermelho, o qual tem sido empregado em pesquisas envolvendo física de materiais pelo PPG em Energia do CEUNES. Ambos foram adquiridos com recursos FINEP/CT-INFRA, desmembrado nos dois descritos abaixo:

Laboratório de Química de Solos

Área coletiva de 78 m2, que tem como objetivo realizar análises químicas do solo. Atende atualmente às atividades de ensino dos alunos do curso de agronomia e ciências biológicas para realização de aulas práticas, pesquisa e extensão. Nele encontramos 32 metros de bancadas, onde estão alocados equipamentos, tais como: balança analítica (2), balança semi-analítica (2), estufa de secagem (3), estufa de secagem com circulação de ar (2), forno mufla, agitador de tubos tipo vortex, pHmetro, agitador magnético, bomba de vácuo, fotômetro de chama, computador e impressora, espectrofotômetro de absorção atômica, destilador de água, deionizador de água, banho maria, chapa aquecedora, capela de exaustão de gases (3), moinho de solo e mesa agitadora orbital e outros.

Laboratório de Nutrição Animal e Vegetal

Área coletiva de 78 m2, que tem como objetivo realizar análises qualitativa e quantitativa dos vegetais e/ou alimentos destinados ou não a alimentação animal. Nele encontramos 32 metros de bancadas, onde estão alocados equipamentos, tais como: balança analítica (2), balança semianalítica (2), estufa de secagem (3), estufa de circulação de ar (2), forno mufla, agitador de peneiras, pHmetro, agitador magnético, bomba de vácuo, fotômetro de chama, espectrofotômetro UV-visível, Infrared FT-IT Spectromer com NIR, computador e impressora, espectrofotômetro de absorção atômica, destilador de água, deionizador de água, banho maria, chapa aquecedora, capela de exaustão de gases (3), moinho de facas, freezer vetical, geladeira duplex, extrator de fibra, extrator de gordura, bloco digestor, destilador de nitrogênio e outros.

FAZENDA EXPERIMENTAL:

A fazenda experimental do CEUNES, localizada em espaço anexo ao Campus, contém uma área total de 196 hectares. A Fazenda Experimental dá suporte ao ensino, a pesquisa e a extensão do CEUNES, dentro de um modelo agrícola baseado na sustentabilidade da produção, levando em consideração os aspectos ambientais e sócio-econômicos do Norte do Espírito Santo.
A fazenda possui um mini pivô-central, de 3,0 ha, disponível aos experimentos em diversas áreas. Possui 02 tratores e diversos implementos além de semeadora e pulverizador. Tem ainda dois técnicos em Agropecuária destinado exclusivamente ao acompanhamento das atividades de pesquisa, atuando com um suporte valioso na condução nos trabalhos.
Na Fazenda ainda existem três laboratórios finalizados:
LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE AMOSTRAS:
LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA AGRÍCOLA
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900