MANEJO POPULACIONAL DE Meloidogyne incognita EM CAFÉ CONILON

Nome: ALEX SILVA LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/04/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO BARRETO DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO FERNANDO DE SOUZA Examinador Externo
MARCELO BARRETO DA SILVA Orientador
WILLIAN BUCKER MORAES Examinador Interno

Resumo: A cafeicultura é uma atividade agrícola que possui grande importância
socioeconômica, sendo fundamental a manutenção de sua capacidade produtiva frente a ocorrência de doenças que interferem em seu desenvolvimento, dentre as quais se destacam as causadas por nematoides. Objetivou-se com este trabalho avaliar diferentes tratamentos no manejo populacional de nematoides (Meloidogyne incognita) em lavoura de café conilon (Coffea canephora Pierre ex Froehner) e possíveis efeitos no desenvolvimento vegetativo das plantas e produtividade. O experimento foi conduzido em lavoura cafeeira naturalmente infectada pelo patógeno, com delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos e seis repetições.
Foram realizadas quatro avaliações da população de nematoides no solo e raízes do cafeeiro, para posterior avaliação do fator de reprodução. O desenvolvimento vegetativo das plantas foi avaliado por meio da medição periódica do crescimento de ramos ortotrópicos e plagiotrópico previamente marcados e a produtividade das plantas foi realizada por meio da colheita dos grãos em julho de 2021. Os tratamentos utilizados proporcionaram redução do fator de reprodução de Meloidogyne incognita nas raízes das plantas de café conilon em todos os períodos avaliados, após a primeira e também após a segunda aplicação dos produtos, enquanto o Cadusafós 200,0 g/L foi responsável pela maior multiplicação da população de M. incognita no
solo após duas aplicações. O tratamento à base de fertilizante organomineral
fosfatado proporcionou melhor desenvolvimento vegetativo do cafeeiro conilon, com maiores valores de crescimento dos ramos ortotrópico e plagiotrópico, porém, nenhum dos tratamentos influenciaram na produtividade do cafeeiro conilon.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540