Summary: A sustentabilidade tem sido mais tratada em termos conceituais que prático o que tem atrapalhado a criação de ações que de fato contribuam para a manutenção de sistemas produtivos e processos ao longo do tempo. Muitas propostas veiculadas para a sociedade carecem de validação e consistência técnica que garantam o alcance dos propósitos estabelecidos. Uma definição simples, porém prática e que permite quantificação, foi proposta por Edward P. Echlin (2004) onde ele colocou que sustentabilidade significa tirar dos recursos da terra o que é suficiente para as necessidades de hoje, para todas as criaturas, sem comprometer a capacidade das futuras gerações, de todas as criaturas, viverem com suficiência sustentável. Ou como definido na Comissão de Bruntland (1987), é o desenvolvimento que atende às necessidades dos presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.
Não é possível falar na sustentabilidade sem investigar aspectos educacionais, pois o incremento da sustentabilidade em muitos casos é condicionado pela mudança de hábitos e tecnologias. São necessárias pesquisas, adaptações, modificação na logística da produção e distribuição, investigação de campo e, finalmente, a adoção dos novos processos e tecnologias, de forma consciente e, principalmente economicamente sustentável. Toda atividade produtiva deve ser custeado por si própria, com perigo de se findar. Então, a educação, em seu aspecto mais amplo e prático, é o valor que deve ser resgatado na produção agrícola, para que por meio dela, os desafios de uma produção continuada e de qualidade, com a máxima proteção ao ambiente, sejam alcançados.
O presente projeto se justifica, pois apesar dos indicadores econômicos e perspectivas do agronegócio no Norte do Espírito Santo, o produtor ainda necessita de acesso a vários conhecimentos o que demanda novas tecnologias adaptadas às suas culturas.

Starting date: 01/07/2012
Deadline (months): 12

Participants:

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Coordinator * MARCELO BARRETO DA SILVA
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