EFICIÊNCIa E USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA: METODOLOGIA PARA DETERMINAÇÃO DOS POTENCIAIS DE CONSERVAÇÃO DOS USOS FINAIS EM INSTALAÇÕES DE ENSINO

Resumo: A energia elétrica ocupa lugar de destaque na matriz energética brasileira, sendo a modalidade de energia mais consumida no país. O consumo crescente aliado a falta de investimento no setor de geração, vem diminuindo a distância entre a demanda e a oferta, tornando o fornecimento cada vez mais critico no curto prazo.
As alternativas que visam o uso racional e eficiente da energia elétrica apresentam, geralmente, custo de tempo e retorno de investimentos pequenos quando comparados aos valores de outras alternativas. Os resultados obtidos, relativo à redução de consumo, são imediatos, tornando o uso racional e eficiente de energia elétrica, uma alternativa, de certa forma natural para solução de parte do problema de fornecimento em curto prazo.
Uma das linhas de ação desta proposta de pesquisa para promover o uso racional e eficiente da energia elétrica é a intervenção junto às instalações consumidoras, especificamente em Escola de Ensino fundamental abrangendo também as famílias dos alunos.
Através de ações que otimizam os sistemas de cada uso final de energia elétrica presentes na instalação, é possível reduzir seu consumo sem comprometer seu desempenho. Para analisar a viabilidade técnica e econômica dessas ações, é preciso inicialmente, determinar a forma como a energia elétrica esta sendo utilizada. Procedimento este chamado de diagnóstico energético, permitindo propor soluções que aumentem a eficiência dos sistemas analisados bem como calcular os respectivos potenciais de conservação. Conhecidos estes potenciais, é possível analisar a viabilidade econômica das soluções propostas, devendo ser implantadas aquelas que apresentarem as maiores vantagens técnicas e econômicas.
As iniciativas educacionais para o consumo sustentável podem se realizar no âmbito de todas as disciplinas dos currículos do Ensino Fundamental e Médio, bem como no nível superior, e de iniciativas informais. Como tema transversal do ensino, o meio ambiente engloba a questão do consumo sustentável, que deve ser abordada de forma holística, por se tratar de uma postura de cidadania.
A formação de um consumidor-cidadão implica necessariamente uma nova postura diante do ato de consumir e depende da produção de mais conhecimento sobre o tema do consumo sustentável, relativamente pouco sistematizado no Brasil e no exterior. Depende também de campanhas por parte da sociedade organizada, que deve exigir padrões de produção que respeitem a natureza e a saúde humana. A grande mídia também deve aderir à causa. Esse é um tema que acompanha as discussões relativas ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e nasceu principalmente como uma demanda do movimento ambientalista, que passou a questionar o modelo de desenvolvimento econômico atual, altamente baseado na exploração irracional dos recursos naturais.
Assim, a presente proposta tem como objetivo é aplicar conceitos interdisciplinares apresentados a estudantes do ensino fundamental e médio no desenvolvimento de metodologia para determinação dos potenciais de conservação dos usos finais em instalações de ensino, promovendo a raciocínio crítico sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica.

Data de início: 01/06/2012
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador EDNEY LEANDRO DA VITÓRIA
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540