Fitorremediação de Metais Pesados

Resumo: O descontrole do poço Poço 7-CNC-3-ES, Campo de Cancã, localizado na área de abrangência da Unidade de negócio do Espírito Santo, Ativo de Produção Norte Capixaba resultou em derramamento de fluido de perfuração de sonda, utilizado para controlar a pressão no poço. Há indícios de que níveis de determinados elementos químicos considerados tóxicos, em manchas restritas, apresentam-se acima dos valores de intervenção agrícola/APmáx (conforme RELATÓRIO DA CAMPANHA 1 e 2 – Monitoramento). Esta situação poderá culminar na contaminação ambiental dos recursos naturais sob influência do local do incidente (solo e/ou sedimento e água, flora e fauna) e sobre a atividade pecuária local, sendo recomendado para este caso ações que promovam a remediação da área.
Um dos parâmetros indicativos, em análise, na área em questão é o bário, cuja ingestão pelo homem e por animais em formas solúveis, é altamente tóxico (Coscione; Berton, 2009).
Diante disso, a técnica conhecida como fitorremediação constitui-se em alternativa viável. O trabalho constituirá na seleção e teste de espécies capazes de fitorremediar Ba e As, primeiramente, em condições controladas, e posteriori, a campo, no local onde houve a contaminação.

Data de início: 01/02/2012
Prazo (meses): 102

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado AMANDA DUIM FERREIRA
Coordenador FÁBIO RIBEIRO PIRES
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540