PRECISÃO EXPERIMENTAL PARA A CULTURA DO MAMOEIRO À CAMPO

Nome: JEFERSON PEREIRA FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/02/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDILSON ROMAIS SCHMILDT Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDILSON ROMAIS SCHMILDT Orientador
LAERCIO FRANCISCO CATTANEO Examinador Externo
OMAR SCHMILDT Examinador Interno
RODRIGO SOBREIRA ALEXANDRE Examinador Interno

Resumo: A fruticultura é um dos segmentos que se destacada na agricultura brasileira, sendo o mamoeiro (Carica papaya L.) uma das fruteiras de maior importância econômica para o País.
O correto dimensionamento amostral é crucial para a obtenção estimativas precisas em experimentos com a cultura do mamoeiro. Precisão esta, comumente calculada pelo coeficiente de variação, que quanto menor o valor, maior é a homogeneidade dos dados e menores as variações do acaso.
Considerando o que foi dito anteriormente, objetivo deste trabalho foi estimar o tamanho de amostra (número de frutos) necessário para avaliar os caracteres, massa de frutos (g) e teor de sólidos solúvéis totais (°Brix), em cultivares comerciais de mamoeiro THB, Golden, Tainung e Calimosa, por meio da técnica bootstrap de simulação por reamostragens (EFRON, 1979); e estudar a distribuição dos valores de coeficiente de variação (CV) de experimentos com a cultura do mamoeiro (Carica papaya L.), propondo faixas que orientem os pesquisadores na avaliação de seus estudos.
Para o dimensionamento amostral, os resultados encontrados sugeriram tamanhos maiores de amostra para o estudo do caractere massa de frutos, em virtude da maior variabilidade dos dados. O teor de sólidos solúveis totais apresentou tamanhos de amostra que oscilaram entre 6 frutos, para o cultivar Golden, e 13 frutos para o cultivar Tainung.
Para a determinação das faixas de coeficiente de variação, os dados utilizados foram obtidos por revisão bibliográfica em periódicos nacionais que publicam trabalhos científicos com a cultura mamoeiro. Foram consideradas os caracteres diâmetro do caule, altura de inserção do primeiro fruto, altura da planta, número de frutos por planta , peso de frutos , comprimento de fruto , diâmetro equatorial de fruto , expessura de polpa , firmeza de fruto , sólidos solúveis totais e diâmetro da cavidade interna , dos quais foram obtidas faixas de valores de CV para cada variável, com base na metodologia proposta por Garcia (1989), Costa et al. (2002), e na proposta feita por Pimentel Gomes (2009). Os resultados obtidos indicaram que faixas de valores de CV diferiram entre as diversas variáveis apresentando ampla variação, justificando a necessidade de utilizar faixa de avaliação específica para cada caractere.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540