Comportamento morfofisiológico de mudas de café conilon propagadas por estaquia e enxertia

Nome: SAUL DE ANDRADE JÚNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/04/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO SOBREIRA ALEXANDRE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALDO LUIZ MAURI Examinador Externo
ANTELMO RALPH FALQUETO Examinador Interno
EDILSON ROMAIS SCHMILDT Coorientador
FÁBIO LUIZ PARTELLI Suplente Interno
RODRIGO SOBREIRA ALEXANDRE Orientador

Resumo: O gênero Coffea possui cerca de 100 espécies descritas das quais apenas duas são exploradas economicamente, Coffea arabica e C. canephora. No Brasil, quase a totalidade das lavouras que são denominadas de Robusta, é do (C.canephora) cultivar. Conilon o Espírito Santo produz 75% da produção nacional e se destaca como maior produtor dessa variedade.
O objetivo deste estudo foi avaliar o crescimento de mudas enxertadas do cafeeiro conilon em comparação àquelas produzidas pela estaquia. O método de enxertia empregado foi a garfagem e a modalidade a do tipo fenda cheia, após 90 dias decorridos do plantio da semente. Concomitantemente ao processo da enxertia procedeu-se o plantio das estacas. O experimento foi conduzido no viveiro de produção de mudas da Fazenda Experimental do Incaper, no município de Marilândia-ES. Utilizou-se como porta-enxerto, mudas provenientes de propagação seminífera, da espécie Coffea canephora, cultivar. Robusta Tropical (ENCAPER 8151), e como enxerto, o cultivar. Conilon Vitória (INCAPER 8142). A estaquia foi realizada após a seleção de seis clones com épocas de maturação diferentes precoce (8v e 12v), média (2v e 7v) e tardia (5v e 13v).
O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições de doze mudas, constituindo doze tratamentos. Quando detectado diferenças significativas pelo deste F as medias foram comparadas pelo teste de Scheffé a 5% de probabilidade.
Detectou-se superioridade para todas as variáveis de crescimento das mudas enxertadas, sendo portanto mais uma possibilidade para a propagação do cafeeiro conilon e desta forma contribuindo para a diversidade genética do sistema radicular.

Palavras-chave: Coffea canephora, café, crescimento, clonagem

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540