EFICIÊNCIA DA NUTRIÇÃO FOSFATADA E ANÁLISE DA FLUORESCÊNCIA TRANSIENTE DA CLOROFILA a NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Canavalia rosea (Sw.) DC. CULTIVADAS EM HIDROPONIA

Nome: ADRIELE DOS SANTOS JARDIM
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDNEY LEANDRO DA VITÓRIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANO ALVES FERNANDES Orientador
EDNEY LEANDRO DA VITÓRIA Orientador
LEILA BEATRIZ SILVA CRUZ Orientador
VERÔNICA D'ADDAZIO PINHEIRO Orientador

Resumo: JARDIM, Adriele dos Santos; M. Sc.; Universidade Federal do Espírito Santo; Setembro de 2021; Eficiência da nutrição fosfatada e análise da fluorescência transiente da clorofila a na produção de mudas de Canavalia rosea (sw.) DC. cultivadas em hidroponia; Orientador: Edney Leandro da Vitória, Coorientadores: Adriano Alves Fernandes, Antelmo Ralph Falqueto.

O fósforo é um nutriente essencial para o desenvolvimento das plantas, pois está envolvido em diversos processos metabólicos das plantas além de ser componente de estruturas. Diante disso, o trabalho foi dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo objetivou-se avaliar a eficiência da nutrição fosfatada na produção de mudas de C. rosea (Sw.) DC cultivadas em hidroponia. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados com quatro tratamentos, representados pelas concentrações de fósforo, 0,032; 0,125; 0,500 e 1,000 mmol L-1. Ao final do experimento, 40 dias após a semeadura, foram analisados: número de folhas completamente expandidas, diâmetro do coleto, comprimento do caule, volume de raiz, comprimento da raiz, massa de matéria fresca da parte aérea e das raízes, massa de matéria seca da parte aérea e das raízes e calculados índice de qualidade de Dickson, eficiência de absorção, eficiência de translocação e eficiência de utilização de fósforo. Considerando a eficiência de utilização, a concentração ideal de fósforo para produção de mudas de C. rosea em sistema hidropônico é de 0,630 mmol L-1. Essa concentração permitiu alcançar 96,92% da eficiência relativa de absorção, 89,69% do índice de qualidade de Dickson e 37,02% de economia de P na solução nutritiva, evidenciando a possibilidade de economia financeira e menor dano ambiental na produção de mudas da espécie. No segundo capítulo, tem-se a hipótese que maiores concentrações de fósforo em solução nutritiva podem atenuar os efeitos da fotoinibição em Canavalia rosea (Sw.) DC cultivada em sistema hidropônico por meio da análise da fluorescência transiente da clorofila a e o objetivo de avaliar as respostas de plantas de C. rosea, submetidas a diferentes concentrações de fósforo em solução nutritiva. O esquema experimental utilizado foi o de parcela subdividida, com sete horários de leitura como parcela e quatro concentrações de fósforo como subparcela, com 5 repetições totalizando 140 mudas nos perfis de cultivo. Os parâmetros analisados da fluorescência transiente da clorofila a foram F0, Fm, VJ, VI, φP0, φE0, φD0, ABS/RC, TR0/RC, ET0/RC, DI0/RC, RC/CSm, PIABS e PITOTAL, além das curvas OJIP. As curvas OJIP apresentaram aumento polifásico típico para todos os horários de avaliação em função das concentrações de fósforo. Os parâmetros JIP não apresentaram interação significativa entre os fatores avaliados, exceto para o PIABS. Foram observadas melhorias dos parâmetros fotossintéticos das plantas de C. rosea em resposta às concentrações de fósforo em solução nutritiva. Os parâmetros ligados ao bom funcionamento do aparato fotossintético das plantas sofreram reduções nos horários de maior intensidade luminosa. Rejeita-se a hipótese de que maiores concentrações de fósforo em solução nutritiva atenuam os efeitos da fotoinibição em C. rosea, pela ausência de interação significativa dos parâmetros do teste JIP.

Palavras-chaves: Fósforo, Feijão-da-praia, Hidroponia, Alta luz.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540