CONTROLE DO FLORESCIMENTO NATURAL DO ABACAXIZEIRO ‘PÉROLA’ E VITÓRIA’ UTILIZANDO CLORIDRATO DE AVIGLICINA (AVG)

Nome: ANDREA PIRES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SARA DOUSSEAU ARANTES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREIA BARCELOS PASSOS LIMA GONTIJO Examinador Interno
LUIZ CARLOS SANTOS CAETANO Examinador Externo
SARA DOUSSEAU ARANTES Orientador

Resumo: Andrea, Pires; M.Sc.; Universidade Federal do Espírito Santo; Fevereiro de 2021; Controle do florescimento do abacaxizeiro ‘Pérola’ e ‘Vitória’ utilizando cloridrato de aviglicina (AVG); Orientadora: Sara Dousseau Arantes; Coorientadora: Cláudia Simone Madruga Lima.
O principal fator que dificulta a colheita de abacaxi em períodos de preços mais vantajosos no mercado é a indução natural do florescimento. O cloridrato de aviglicina (AVG) é um inibidor da síntese de etileno mundialmente recomendado para o controle da floração natural do abacaxizeiro, contudo, a dose recomendada depende do ambiente, do genótipo e da idade da planta. Objetivou-se avaliar o efeito da concentração e períodos de controle da do AVG nos abacaxizeiros ‘Pérola’ e ‘Vitória’. O estudo foi conduzido em campo, no município de Sooretama, Espírito Santo- ES, Brasil, O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados em esquema fatorial 3x3+1, constituído por três concentrações (100, 200 e 400 mg L-1) e três períodos de controle (abril-julho, maio-julho e junho-julho) que corresponderam ao controle da floração nos períodos de abril a julho, maio a julho e junho a julho, respectivamente. O tratamento adicional (controle) foram as plantas sem nenhuma aplicação. Cada tratamento foi constituído de quatro repetições e cada parcela composta por 24 plantas. Foi realizada avaliação semanal da emergência da inflorescência, calculando-se o florescimento acumulado. Realizou-se análise físico-Andrea, Pires; M.Sc.; Universidade Federal do Espírito Santo; Fevereiro de 2021; Controle do florescimento do abacaxizeiro ‘Pérola’ e ‘Vitória’ utilizando cloridrato de aviglicina (AVG); Orientadora: Sara Dousseau Arantes; Coorientadora: Cláudia Simone Madruga Lima.
O principal fator que dificulta a colheita de abacaxi em períodos de preços mais vantajosos no mercado é a indução natural do florescimento. O cloridrato de aviglicina (AVG) é um inibidor da síntese de etileno mundialmente recomendado para o controle da floração natural do abacaxizeiro, contudo, a dose recomendada depende do ambiente, do genótipo e da idade da planta. Objetivou-se avaliar o efeito da concentração e períodos de controle da do AVG nos abacaxizeiros ‘Pérola’ e ‘Vitória’. O estudo foi conduzido em campo, no município de Sooretama, Espírito Santo- ES, Brasil, O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados em esquema fatorial 3x3+1, constituído por três concentrações (100, 200 e 400 mg L-1) e três períodos de controle (abril-julho, maio-julho e junho-julho) que corresponderam ao controle da floração nos períodos de abril a julho, maio a julho e junho a julho, respectivamente. O tratamento adicional (controle) foram as plantas sem nenhuma aplicação. Cada tratamento foi constituído de quatro repetições e cada parcela composta por 24 plantas. Foi realizada avaliação semanal da emergência da inflorescência, calculando-se o florescimento acumulado. Realizou-se análise físico-química dos frutos coletados e os dados foram submetidos à análise de variância e teste Tukey (p<0,05). Verificou-se que os tratamentos inibiram a floração natural em ambas as cultivares de abacaxizeiro e a inibição foi potencializado à medida que a concentração foi aumentada. O AVG influenciou a qualidade dos frutos de abacaxizeiro. Palavras-chave: Ananas comosus L., floração, inibição floral.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540