ACÚMULO DE NUTRIENTES NOS FRUTOS E TEOR FOLIAR NA PIMENTA-DO-REINO

Nome: JÉSSICA RODRIGUES DALAZEN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/02/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO LUIZ PARTELLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO LUIZ PARTELLI Orientador
HENRIQUE DE SÁ PAYE Examinador Externo
IVONEY GONTIJO Orientador

Resumo: DALAZEN, Jéssica Rodrigues; M.Sc.; Universidade Federal do Espírito Santo; Fevereiro de 2019; Acúmulo de nutrientes nos frutos e teor foliar na pimenta-do-reino; Orientador: Fábio Luiz Partelli.
A pimenta-do-reino é uma cultura exigente em nutrientes, especialmente durante a fase reprodutiva. Conhecer a teor foliar, bem como a curva de acúmulo de nutrientes nos cachos de pimenta-do-reino, auxilia na recomendação e ajuste do programa de adubação das lavouras, melhorando a sustentabilidade da atividade. Dessa forma, objetivou-se estabelecer curvas de absorção de nutrientes nos cachos de pimenta-do-reino ao longo do período reprodutivo, determinar a teor e acúmulo de nutrientes em diferentes partes dos cachos (grão, casca e pedúnculo/ fruto e pedúnculo) da pimenta-do-reino colhidas em dois estádios de maturação (coloração da casca verde/ coloração da casa vermelha), bem como a teor foliar ao longo do ano. Os experimentos foram realizados em lavoura comercial de Piper nigrum L., da variedade Bragantina, em São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Os ensaios do primeiro experimento foram conduzidos seguindo delineamento estatístico inteiramente casualizado, em arranjo de parcela no tempo. Os tratamentos consistiram em distintas épocas de coletas. Para as análises dos cachos, foram realizadas um total 11 coletas no primeiro ciclo reprodutivo e 09 no segundo ciclo. Em cada avaliação coletou-se aleatoriamente nove cachos, formando amostras compostas a cada três, portanto três repetições. Para análise de teor no tecido foliar, foram realizadas um total de 20 amostragens ao longo do ano, cada amostra foi composta de 40 folhas recém-maduras com três repetições, por período amostrado. Os materiais de todos os ensaios foram secos e os teores dos macronutrientes e micronutrientes, foram obtidas em laboratório. Com base nos resultados do primeiro e segundo capítulo, nota-se que os macronutrientes mais abundantes nos cachos e folhas da pimenta-do-reino foram o N, K e Ca e, os micronutrientes foram o Fe, Mn e B. A teor foliar de nutrientes oscilou durante o ano. O acúmulo de massa seca no fruto de pimenta-do-reino foi similar em ambos os ciclos, ajustando-se ao modelo linear e quadrático. No terceiro capítulo, observou-se que os nutrientes mais acumulados no fruto da pimenta-do-reino, em ordem decrescente, foram N, K, Ca, Mg, P, S, Mn, Fe, B, Zn e Cu. Já no pedúnculo foram: K, N, Ca, Mg, P, S, B, Fe, Zn,
x
Mn e Cu. A ordem dos nutrientes acumulados no grão foi: N, Ca, K, P, S, Mg, Mn, B, Fe, Zn e Cu. Já na casca foi K, N, Ca, Mg, P, S, B, Fe, Zn, Mn e Cu. E no pedúnculo K, Ca, N, Mg, P, S, B, Fe, Zn, Mn e Cu.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540