CARACTERIZAÇÃO MICROCLIMÁTICA EM LAVOURA DE CAFÉ CONILON EM DIFERENTES ALINHAMENTOS: NORTE-SUL E LESTE-OESTE

Nome: ANA PAULA PEREIRA BIS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/02/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO LUIZ PARTELLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTELMO RALPH FALQUETO Examinador Interno
FÁBIO LUIZ PARTELLI Orientador
WEVERTON PEREIRA RODRIGUES Examinador Externo

Resumo: BIS, Ana Paula Pereira; M.Sc.; Universidade Federal do Espírito Santo; Fevereiro de 2018; Caracterização microclimática em lavoura de café conilon em diferentes alinhamentos: norte-sul e leste-oeste; Orientador: Fábio Luiz Partelli.
O café é um dos mais relevantes commodities agrícolas no mercado global, por ser uma bebida consumida por pelo menos metade da população mundial. No entanto, essa expressiva contribuição econômica empreendida pela produção do café poderá ser afetada caso não sejam estudados os problemas provenientes das mudanças climáticas globais. Diante desse contexto, o primeiro capítulo “Caracterização microclimática do cafeeiro conilon cultivado no alinhamento norte-sul” visa avaliar as variáveis climáticas a fim de quantificá-las e apontar possíveis efeitos sobre uma lavoura orientada no alinhamento norte-sul. O experimento foi realizado em quatro datas no período de dezembro de 2016 a setembro de 2017. Foram quantificadas as variáveis irradiância, temperatura do ar e déficit de pressão de vapor no lado da planta voltado para o leste e para o oeste. Foram obtidas imagens térmicas utilizando uma câmera infravermelha para determinar a temperatura foliar do cafeeiro nos dois lados da planta e foram realizadas avaliações de crescimento da planta e concentração foliar. Não houve diferença significativa entre os dois lados para os fatores que caracterizam o crescimento da planta. O lado oeste da planta apresentou maiores valores de irradiância, temperatura e déficit de pressão de vapor no período da tarde, chegando a atingir uma diferença média de 5°C entre os dois lados aproximadamente às 16 horas. A temperatura foliar teve resposta similar a temperatura do ar, atingindo uma diferença média de aproximadamente 12°C entre os dois lados às 14 e 16 horas. O segundo capítulo teve como objetivo avaliar a influência do alinhamento de plantio leste-oeste quanto os aspectos microclimáticos e crescimento da planta a fim de quantificar as variáveis e apontar seus possíveis efeitos sobre o cafeeiro. A coleta de dados foi realizada em uma lavoura de café conilon (Coffea canephora) a pleno sol com 2 anos e 6 meses de idade no início do experimento, com espaçamento de 3,0m x 1,0m, com uma altura aproximadamente de 1,6 m. O experimento foi realizado em quatro datas no período de dezembro de 2016 a setembro de 2017. Foram quantificadas as variáveis irradiância, temperatura do ar e déficit de pressão de vapor no lado da planta voltado para o norte e sul por
vii
meio de registradores de dados externos. Foram obtidas imagens térmicas utilizando uma câmera infravermelha para determinar a temperatura foliar do cafeeiro nos dois lados da planta. Avaliou-se o crescimento da planta e concentração foliar nos lados da planta voltado para o norte e para o sul. O lado norte da planta apresentou maiores valores de irradiância, temperatura e déficit de pressão de vapor, chegando a atingir uma diferença de 4°C entre os dois lados. A temperatura foliar teve comportamento similar a temperatura do ar, atingindo uma diferença de aproximadamente 11°C entre os dois lados ao meio dia. Não houve diferença significativa entre os dois lados para os fatores avaliados que caracterizam o crescimento da planta.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540